X
Publicado: 26 de Maio de 2015
Imposto de Renda: é possível acompanhar situação da declaração
Entregou a declaração do Imposto de Renda direitinho? Então, acompanhe a situação do seu documento e receba até um aviso quando a restituição for liberada. 
 
A Receita oferece um serviço que é uma mão na roda para o contribuinte. Para acessá-lo, basta você se inscrever no site (www.receita.fazenda.gov.br). Será preciso criar uma senha especial, pra isso clique em e-CAC. Tenha em mãos o CPF e os números dos recibos das declarações de 2014 e deste ano.
 
Se você esqueceu a senha, dá pra fazer uma nova. Com o código, é possível saber se a declaração está sendo processada nos conformes ou se há alguma pendência a ser corrigida. “O melhor é verificar a situação o quanto antes. Por que, se houver algum problema, é possível fazer uma retificação”, diz o delegado regional da Receita Federal em Santos, Renato Cesar Leite. Quem tiver pendência e não corrigir, pode ser multado. E a penalidade é dura, pode chegar a 75% sobre a diferença do imposto devido.
 
Celular
 
Também dá pra cadastrar o celular ou tablet e receber informações pelos dispositivos móveis. O cadastramento também é feito pelo e-CAC. Você recebe informações até da liberação da restituição do Imposto de Renda. O 1º lote será pago no dia 16 de junho.
 
Fique atento
 
Muita gente cai em malha fina porque a declaração contém informações incorretas ou incompletas. Na maior parte dos casos, você mesmo consegue resolver a parada. Basta apresentar uma declaração retificadora. Portanto, acompanhe o processamento da sua declaração. 
 
Internet
 
Vá ao site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) e entre no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, o eCAC. Você vai precisar de uma senha. Para isso, tenha em mãos dados como CPF e os números dos recibos das declarações de 2014 e 2015. Se você já tiver um certificado digital, pode usá-lo. O código vale por dois anos.
 
Celular ou tablet
 
Também será preciso cadastrar o dispositivo no eCAC. Lá, escolha a opção Declarações e Demonstrativos e, em seguida, Cadastro de Dispositivos Móveis. Cadastre um novo dispositivo criando um nome e uma palavra-chave e definindo a data de expiração do serviço. Instale o aplicativo IRPF, disponível para Android e iOS, no seu tablet ou smartphone. A seguir, acione o serviço ‘Acompanhar Declaração’. Agora, é só informar o seu CPF e ativar o acompanhamento confirmando o nome e a palavra-chave que você criou no eCAC. 
Dá pra autorizar o uso de mais de um dispositivo móvel às informações do seu CPF e também que um mesmo aparelho acesse as informações de mais de um CPF. O cancelamento do serviço, a alteração do nome do aparelho e a modificação da palavra-chave devem ser solicitados via eCAC. 
 
Aviso de restituição 
 
Também é possível cadastrar um número de telefone celular e receber gratuitamente uma mensagem assim que a restituição do IR estiver liberada. Basta solicitar o cadastro uma única vez e fazer a ativação com sucesso. Também é possível cancelar ou alterar o número do celular para o recebimento da mensagem. Peça o cadastro e, a seguir, ative o serviço com o código de ativação recebido pelo celular. 

Fonte: A Tribuna


X

Matriz MG (31) - 3532.2815
contato@accontabilidade.com.br
Todos os direitos reservados © 2014 - 2015 - AC CONTABILIDADE LTDA.