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Publicado: 08 de Junho de 2015
6 formas de prevenir indenizações por acidente de trabalho
O acidente de trabalho é um dos principais motivadores dos processos de indenização que são ajuizados, frequentemente, por trabalhadores de vários segmentos e indústrias. Empresas que apresentam altos índices de acidente de trabalho deixam seus funcionários receosos ao realizarem suas atividades, o que diminui a produtividade do negócio. Além disso, esses acidentes também prejudicam a relação entre funcionários e empregador.
 
Contudo, o problema pode ser facilmente solucionado, sobretudo com a ajuda de profissionais especializados, a partir da adoção de medidas capazes de reduzir muito, ou até eliminar, os riscos de acidentes nos espaços laborais de uma empresa.
 
Por isso, confira a seguir 6 formas de evitar indenizações por acidente de trabalho!
 
Oferecer treinamentos
É essencial que os funcionários de uma empresa sejam instruídos sobre como executar suas tarefas e operar o maquinário do seu acervo. Dessa forma, eles saberão como é o seu funcionamento e quando devem usar cada técnica, aparelho ou instrumento. Os cursos e treinamentos devem acontecer antes do período em que os trabalhadores realizam os serviços com o maquinário, obviamente, e não em paralelo à execução das atividades.
 
Informar sua equipe sobre as condições de trabalho
Os funcionários devem ser informados, ainda, sobre os riscos e condições inerentes às atividades que vão desenvolver e aos espaços onde irão atuar. O empregador deve fazer isso por meio de treinamentos, mas sem deixar de fixar avisos em paredes e murais, divulgar circulares, além de sinalizações específicas em máquinas e ambientes.
 
Usar os EPIs adequados
De acordo com a legislação trabalhista brasileira, é dever do empregador fornecer a seu quadro de trabalhadores os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que sejam adequados para conter os riscos inerentes às atividades desenvolvidas na empresa. O responsável deve, ainda, verificar se os funcionários estão usando os dispositivos corretamente e apresentar os modos de conservação e manutenção dos itens.
 
Existem ótimos treinamentos em segurança, realizados por empresas especializadas, e que conhecem a melhor solução para cada questão relacionada à segurança do trabalho e ao uso dos EPIs.
 
Ter uma boa comunicação com a CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um grupo de representantes do trabalhador, formado dentro de cada empresa. Uma das atribuições desses grupos é a de formar o mapa de riscos da organização, além de traçar e implementar ações de prevenção de acidentes. O empregador deve ser orientado pela CIPA sobre o uso de EPIs, discutir, conjuntamente, as ações que devem ser realizadas diante de eventuais problemas e, também, os conteúdos de interesse para a segurança de seus funcionários a serem divulgados.
 
Divulgar a importância do uso dos EPCs
Os EPIs devem ser usados quando os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) não forem eficazes o bastante. Esses equipamentos são aqueles que protegem mais de uma pessoa ao mesmo tempo, como os corrimões de escadas, plataformas de segurança, sinalização, pontes, tampas e coberturas de partes do maquinário, exaustores de ar, ventiladores etc. Os empregados devem receber instruções e informações de uso sobre todos os EPCs.
 
Implantar sistemas de comunicação rápida
Os sistemas de comunicação rápida são uma ferramenta eficaz para casos de eventos inesperados — quando é preciso entrar em contato com toda a equipe, com grande urgência. Com esses sistemas, é possível, por exemplo, se organizar rapidamente para desocupar a área, transportar trabalhadores feridos, além de tomar outras decisões que exijam agilidade.
 
Grande parte dos acidentes de trabalho e indenizações que acontecem em uma empresa são resultado da falta de organização e preparo nesse sentido. Compartilhe conosco as suas experiências e conte-nos como essas ações têm sido trabalhadas em sua empresa!
 
*Este artigo é uma contribuição da empresa parceira SST - Segurança e Saúde no Trabalho.

Fonte: SST


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