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Publicado: 16 de Março de 2022
Gov.br: mais de 1.600 serviços públicos já estão disponíveis online

O Governo Federal e o Ministério da Economia estão seguindo a agenda de implementações de serviços públicos na esfera digital para melhorar a vida dos brasileiros, simplificando processos que não exigem mais o atendimento presencial.

 

 

Em apenas três anos, a digitalização, que faz parte da Estratégia de Governo Digital, já disponibilizou mais de 1.600 serviços de forma online para acesso da população pela plataforma Gov.br.

 

 

De acordo com o Ministério da Economia, já são mais de 122 milhões de pessoas com cadastro único no Gov.br que estão aproveitando todas as facilidades do sistema.

 

 

Algumas das funções disponíveis, como carteira digital de trânsito e solicitação de seguro-desemprego, já estão sendo muito utilizadas pela população que podem evitar o deslocamento até agências do Poupatempo e outros, economizando tempo.

 

 

Entre as funções mais acessadas, segundo o Governo, estão: o saque do abono salarial, obtenção de carteira de trabalho digital, consulta de CPF, certificado nacional de vacinação e obtenção do passaporte.

 

 

Com a digitalização, a carteira de trabalho digital (CTPS digital), que antes demorava cerca de 17 dias para ser emitida fisicamente, está disponível no mesmo dia. .

 

 

Outra novidade é a solicitação de Registro de Pescador Profissional, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com estimativa de beneficiar 1,2 milhões de profissionais.

 

 

A proposta do Governo Federal para 2022 é conseguir disponibilizar 100% dos seus serviços de forma online e ainda ampliar o acesso ao site.

 

 

Todos os serviços oferecidos e instruções de como fazer a solicitação de cada um pode ser acessado clicando aqui.

 


Fonte: Contabeis


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