X
Publicado: 29 de Abril de 2016
Ginástica laboral: como e por que oferecer essa prática na empresa?

Sua empresa é o local onde os funcionários passam a maior parte do tempo sentados e raramente se levantam para realizar algum tipo de atividade física? Acredite, vocês são potenciais candidatos para contar com o suporte de uma ginástica laboral durante o horário de serviço!

 

Mas como fazer isso? Quais os benefícios de oferecer a ginástica laboral para os seus funcionários? É exatamente sobre isso que vamos falar no artigo abaixo. Confira e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

 

Como surgiu o conceito de ginástica laboral?

 

O conceito de ginástica laboral foi desenvolvido a partir da necessidade observada por equipes de medicina do trabalho, que observavam que funcionários que passavam longos períodos de tempo em uma mesma posição tinham maior tendência a desenvolver problemas posturais e de saúde.

 

Por esse motivo, começaram a incentivar essas equipes de funcionários a tirar alguns minutos de seu dia para alongar e aliviar a tensão em certas partes do corpo. Essa prática se popularizou ao longo do tempo e se transformou nas rotinas que hoje conhecemos como ginástica laboral.

 

A prática desse tipo de ginástica é hoje orientada por um educador físico, que escolhe os melhores exercícios para aumentar a sensação de bem-estar e qualidade de vida dos funcionários da empresa.

 

Quais são as vantagens de oferecer essa prática na empresa?

 

São muitas as vantagens nas empresas que optam por oferecer esse tipo de benefício para suas equipes de funcionários. Os objetivos da ginástica laboral, além de aumentar a motivação dos profissionais em se movimentar mais durante a sua rotina, também são diminuir os índices de afastamentos médicos causados por LER (lesão do esforço repetitivo), aumentar a qualidade de vida e também o bem-estar das pessoas que dedicam parte de sua vida ao ambiente de trabalho.

 

Ao longo do tempo em que a ginástica laboral é oferecida aos funcionários, podemos perceber que ate o clima na empresa melhora significativamente, além de aumentar a produtividade de toda a equipe.

 

Como fazer a implantação da ginástica laboral?

 

Para implementar a ginástica laboral na rotina de sua empresa é preciso seguir um passo a passo simples, que vai lhe ajudar a planejar esse tipo de benefício oferecido para toda a equipe de funcionários.

 

Contrate um profissional habilitado para realizar as aulas

 

O primeiro passo para implantar qualquer tipo de rotina de ginástica laboral na sua empresa é contratar um profissional habilitado para esse fim, ou uma equipe de especialistas em medicina do trabalho e ergonomia.

 

Esses profissionais serão os responsáveis por analisar e aplicar a rotina da ginástica laboral no dia a dia de sua equipe de trabalho.

 

Faça um mapeamento ergonômico

 

O mapeamento ergonômico nada mais é que contar com uma equipe especializada para encontrar e identificar os maiores problemas ergonômicos apresentados por funcionários de uma empresa.

 

Dessa maneira, é possível que o planejamento da ginástica laboral seja feito de forma setorizada, permitindo que sejam trabalhados os problemas posturais mais comuns de cada tipo de trabalho.

 

Faça uma avaliação postural dos funcionários

 

Depois de planejar e mapear a empresa, é preciso que a equipe responsável pela ergonomia dos profissionais avalie cada funcionário e faça um diagnóstico para cada um.

 

Essa avaliação postural é realizada por um fisioterapeuta e pode ajudar a analisar a postura corporal do funcionário, além de medir o peso e definir o perfil de cada um, para que, ao final de um certo período de prática da ginástica laboral, os resultados sejam comparados e os benefícios para a saúde constatados.

 

Escolha um espaço adequado para a prática da ginástica

 

Muitas empresas, por contarem com pouco espaço, acabam optando por realizar as rotinas de ginástica laboral em meio às suas mesas de trabalho. Entretanto, é interessante trabalhar a ideia de encontrar um lugar somente para a prática desse exercício, para que os funcionários se sintam mais estimulados ao realizar essa atividade.


Fonte: SST


X

Matriz MG (31) - 3532.2815
contato@accontabilidade.com.br
Todos os direitos reservados © 2014 - 2015 - AC CONTABILIDADE LTDA.