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Publicado: 08 de Maio de 2015
Saiba dosar a ansiedade na negociação de contratos para fisgar clientes
Empreender é ter a alma preparada para superar os novos desafios de nossos clientes, sempre. Mas, antes de estarmos plenamente mergulhados na solução de um problema, de uma campanha, da otimização de um serviço ou design de um produto, temos que sobreviver aos rituais de negociação.
 
É quando temos a oportunidade de sinalizar com nosso pleno potencial, sem que o entreguemos plenamente, pois somos confinados a ambientes nos quais somos avaliados pela performance de nossa apresentação, carisma e fé que demonstramos em nós mesmos e no projeto.
 
Esse teatro da negociação das novas alianças que amadurecem através de algumas rodadas de negociação exige da parte do empreendedor dosar, com elegância, a intensidade de suas argumentação para não correr o risco de perder o negócio, ao se mostrar muito ansioso.
 
É uma tarefa dificílima. Por quê?
 
A intensidade das propostas é essencial para convencer nossos interlocutores de nossa motivação e entrega para superar os problemas de quem nos contrata, com algo novo a ponto se surpreender, inclusive, os seus respectivos concorrentes.
 
Ao mesmo tempo, se não soubermos dosar nossa empolgação, nossos interlocutores podem começar a reavaliar nossa eventual motivação de fundo. Não estaríamos desesperados demais para fechar aquele contrato? Não atropelaremos as equipes do contratante com nossa euforia, profissionalismo e agressividade?
 
Caso deixemos escapar essas nuances ao longo da negociação de um contrato novo, isso antes do fechamento do contrato, nos tornamos as vítimas preferenciais dos contratos quase fechados.
 
Mas o teste a fazer se cairmos no limbo do "contratos quase fechados" é simples. Termine cada reunião pedindo a confirmação da próxima rodada de negociação, via e-mail ou por telefone. E segure os nervos e aguarde o retorno. Caso não aconteça, ligue ou envie mensagem para lembrar seu ex-quase futuro cliente.
 
Depois da terceira tentativa, desista. E parta para outra.

Fonte: UOL


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